Por que uma psicoterapia específica para mulheres?

Toda demanda psicológica surge e se desenvolve em um contexto de relações e significados. Nenhum sujeito está isento aos efeitos desse contexto, dentro do qual nossas subjetividades se constroem. A clínica Ser Inteira - Psicologia para Mulheres tem o diferencial de considerar, de forma mais atenta, os efeitos do contexto cultural, relacional e de valores no qual surgiram as demandas individuais apresentadas no consultório. Ao trabalhar com mulheres, é imprescindível se atentar para como a hierarquia sexual e de gênero perpassa a construção de suas subjetividades. As demandas clínicas apresentadas por elas devem ser lidas e compreendidas tendo em foco o contexto simbólico no qual o feminino é sistematicamente desvalorizado, sendo esse o pano de fundo das angústias e limitações a serem trabalhadas no processo de psicoterapia. Essa atenção proporciona uma abordagem mais abrangente e evita encaminhamentos terapêuticos que consideram apenas o aspecto individual das demandas trazidas pela paciente, mantendo, assim, intocado o status quo social.

Qual é a abordagem clínica utilizada?

Eu uso a Psicologia Junguiana como a abordagem norteadora do meu trabalho. Porém, acredito que, inevitavelmente, nosso trabalho sofre influência de vários fatores, sendo o mais importante deles, nossa formação teórica. Por isso, acho importante contar minha trajetória profissional para vocês.

Eu me formei como psicóloga na UFMG, tendo meus estágios curriculares na área de Psicologia Social, especialmente no tema de violência de gênero. Após a graduação, fiz um mestrado em Psicologia Social na UFES, no tema de gênero, onde pesquisei representações sociais de feminilidade. Terminado o mestrado, decidi começar a atender na clínica e quis me aprofundar em algo que me desse mais amparo para trabalhar com mulheres. Fiz então uma pós graduação de dois anos no curso de Antropologia da Mulher e Ecofeminismo, ofertado em uma parceria da faculdade Facisa com o Instituto Renascer da Consciência. Durante essa formação, aprofundei meus conhecimentos em Psicologia Junguiana, arquétipos da psique feminina e diversos conhecimentos ancestrais gerados por mulheres que hoje não encontram espaço na academia e naquilo que é reconhecido como científico. Minha visão de mundo se ampliou imensamente com essa formação.

Além disso, tenho diversos cursos livres em Análise Junguiana, escopo teórico que não me canso de me aprofundar e conhecer mais.

Qual o valor da consulta? Atende por algum convênio?

Não sou vinculada a nenhum convênio e valores são passados apenas pessoalmente. Por que? Porque acredito que essa não é uma informação prioritária a ponto de precisar ser passada antes de definirmos as coisas mais importantes. Antes de qualquer coisa, preciso conhecer você, conhecer seu caso, sua demanda, entender o que você está buscando e se eu poderei realmente te ajudar. Além disso, preciso saber se você irá se identificar comigo a ponto de me escolher como a profisisonal que irá conhecer e te ajudar a trabalhar suas questões mais íntimas e aquilo que você tem de mais valioso: suas emoções. Tudo isso é muito importante para mim. Depois que esses pontos etiverem acertados, iremos conversar sobre os valores e demais questões práticas. Exatamente por não priorizar tanto a questão monetária, sou flexível e ofereço pacotes mensais acessíveis para quem não tem condições de arcar com o valor integral. Se mesmo com essa flexibilização, não for possível pra você arcar com o valor, irei te encaminhar para algum serviço de atendimento social.

A primeira sessão é cobrada?

Sim, mas apenas se decidirmos juntas dar continuidade ao seu processo de psicoterapia. Nesse caso, a sessão já entrará no valor a ser acertado, mas isso não significa que você deve pagá-la no dia. Geralmente, minhas pacientes acertam comigo as sessões no mês subsequente ao mês em que elas aconteceram. Nada será imposto a você, tudo aqui é combinado e conversado de forma que valha a pena para ambas as partes. Vem sem medo! ;)

Como entrar em contato?

Você pode me enviar um whatsapp pelo número (31)99600-3434 ou enviar um email para serinteira@gmail.com. Se preferir, vá até a página seguinte e preencha o formulário de contato!

  • Facebook
  • Instagram